Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O vazio existencial

Viktor Frankl, médico psiquiatra e psicólogo, pai da Logoterapia, que estuda o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. Segundo ele, existiria no ser humano mais precisamente percebido em seus pacientes, um desejo ou uma vontade de “sentido”, que difere do complexo como o de inferioridade (Adler) ou o de frustrações sexuais (Freud), chamado O Vazio Existencial. http://is.gd/eNDjP



Analisemos Elvis Presley

Intermináveis turnês, rotinas repetitivas, coração repleto de decepções pessoais, monotonia da estrada exerceram influência na dependência em drogas prescritas.

A mente do ídolo alegava precisar delas para manter-se no palco e para dormir, após as apresentações. O uso excessivo evoluiu a um nível de abuso assustador.

Existe um conceito errado de que foi preguiçoso e se recolhia por longos períodos. Suas agendas, provaram ser uma inverdade. Mas, já demonstrava um quadro deprimido, insatisfeito e de entusiasmo minguante. A RCA enviou seu caminhão de gravação para ele trabalhar no conforto de sua casa.

Elvis percebeu a extensão de seu declínio, a autoconsciência estava nas seleções musicais. O último álbum de estúdio "Moody Blue" traz nas letras de "He'll Have to Go" e "She Thinks I Still Care", casos de amor mal sucedidos, finais amargos de relacionamentos desesperançosos. (álbum melancólico lançado um mês antes de sua morte).

Esse álbum alcançou a 3ª posição na Billboard por 31 semanas e rendeu um disco de platina. A impressão original de Moody Blue produziu 200 mil cópias em vinil azul transparente. Os fãs se referem a esse "Álbum Azul" apropriado pela cor e pelo estado de espírito de Elvis.


Declínio físico e espiritual estavam ligados.

As razões e explicações do comportamento de rei foram discutidas, menosprezadas, interpretadas e exageradas por décadas. Seu isolamento do mundo exterior resultou em um estilo de vida nada convencional.

Quando iniciou a carreira, permitia aos fãs acesso sem precedentes a ele e sua família.

O tempo passou, os fãs se tornaram grandiosos para ele lidar e, às vezes, cercado por multidões de "admiradores-adoradores". Tornou-se inviável.
Já desestimulado, deprimido, não podia passear, comer em restaurante, ir à igreja ou se divertir em público sem que seus fãs o assediassem.

Ao ser dispensado do exército começou a viver como um recluso, acumulando aborrecimento que o levou a hábitos destrutivos acelerantes. (http://is.gd/huMwBw )

A dependência de medicamentos alterou seu comportamento, de acordo com seus guarda-costas e amigos começou a usar anfetaminas e pílulas para emagrecer. A droga tinha o objetivo de ajudá-lo a manter seu peso, mas para contrabalançar começou a tomar pílulas para dormir, que o levou a um estado total de limbo mental.

Prescritas para dores nas costas, problemas digestivos, oculares, incluindo glaucoma. Eram mais drogas do que seu corpo podia aguentar. Os tratamentos para essas condições levaram-no ao hospital várias vezes por engasgamentos, pleurisia e hipertensão. Raramente cedeu ao álcool e freqüentemente se pronunciava contra o uso de drogas ilegais.

Ansiedade, melancolia na visão de Frankl.

(...) A neurose revela antes de qualquer coisa um ser frustrado de sentido, que não é nem a exigência fundamental do homem, nem a emancipação sexual, nem a valorização do self, mas a "plenitude de sentido", a compensação sexual não seria nada além de um Ersatz ou seja, um substututo para o sentido existencial. Por isso, não se negligencia a espiritualidade do analisado e a logoterapia passa a estar centrada no inconsciente espiritual, mais do que nas pulsões.
Os hábitos alimentares ficaram extremamente exagerados, se descontrolava com a comida durante seu tempo livre.

Já aos 20 anos comia vários cheesebúrgueres de uma só vez, manteiga de amendoim e sanduíches de banana amassada com muita Pepsi. Eram tantos omeletes espanhóis, carnes fritas, bacon, sorvete e pizza repetidas diariamente, seu consumo diário passava de 10mil calorias!

Engordou e muito. (ansiedade)
Nem todos os excessos eram prejudiciais à sua saúde, jóias exuberantes, medalhões enormes, cintos dourados, braceletes, corrente de ouro com a Estrela de David marca a fé, bengalas adornadas com topos de prata ou ouro.

Jóias caras eram para si e a todos, Sammy Davis, Jr ganhou dele um anel de US$ 30 mil. Mania de comprar carros, motos e outros veículos, amou um Cadillac e comprou mais de 100.

Comprava carro novo para ele, para quem estivesse junto no momento, inclusive para clientes que estavam na loja. Também presenteava crianças que brincavam em playground.

Colecionava armas caras. Carregou uma consigo nos palcos, viagens, aviões e hotéis durante muito tempo devido ameaças de morte e seqüestros. Acreditava que assassinos buscavam glória e atenção ao tentavam matar famosos e que ele era alvo tão provável quanto ao presidente. A vedete da coleção era uma insígnia do Dpto. Federal de narcóticos e um conjunto completo de credenciais, que ganhou do Presidente Richard Nixon.

A sua paixão pelo cumprimento da lei revela uma vida além das limitações da norma.
Isolamento combinado aos privilégios de celebridade o levou à autodestruição, vida dentro das paredes, onde não havia ninguém suficiente para interromper as indulgências do rei intensificadas depois do divórcio com Priscilla. 

Hábitos sombrios a tal ponto que somente sua figura poderia ser excêntrica em proporções dessa magnitude e ainda padrões de meditações feito em excessos comumente relatados (http://is.gd/9UJ0lv )

Por todos os detalhes revelados após sua morte, uma parte permaneceu imaculada: a voz, que soava clara e verdadeira desde que gravou "That's All Right", até o dia 26/06/1977 que se apresentou pela última vez no Market Square Arena, em Indianápolis.





Frankl considera que a neurose individual pode ser, em alguns casos, a expressão da recusa da religião. Em sua obra, não recomenda nenhuma religião ou confissão constituída, muito menos alguma Igreja em especial.

Quem sabe um pouco da vida de Elvis entende facilmente o que procurava e ninguém pode negar, ele viveu um conflito espiritual devastador. Nos documentários há relatos de que bastava terminar um show em qualquer lugar onde estivesse. Reunia seus cantores em sua suíte e passavam horas cantando gospel e vez outra entrava nas dependências particulares para orar. A fama o impedia de freqüentar cultos nas igrejas, então incessantemente ligava para seus pastores a procura de orientações espirituais. ( http://is.gd/fY6RqZ )

Na filosofia de Viktor Frankl, "o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência é fundamentalmente otimista se baseada na crença" - fruto de sua experiência pessoal - "de que, o fim último da existência humana tem uma meta fora do próprio indivíduo, fim este que lhe dá o sentido da própria existência".

No livro A Busca do Homem por Sentido de1946, Frankl relata suas experiências como interno de campo de concentração, descrevendo seu método psicoterapêutico para encontrar sentido em todas as formas de existência (mesmo as mais sórdidas) e dela, uma razão para continuar vivendo. Em suas próprias palavras "O homem, por força de sua dimensão espiritual, pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada”.

ELVIS PRESLEY - encontrado inconsciente no banheiro de Graceland, sua mansão em Menphis, hoje lugar de "peregrinação" e responsável por boa parte dos cerca de 60 milhões de dólares anuais que rende a marca "Elvis Presley".

Levado ao hospital tentaram ressuscitá-lo em vão. Declarado morto às 15:30 do dia 16 de Agosto de 1977 no Menphis Hospital sob circunstâncias questionáveis, com apenas 42 anos.


Família Presley



Suas Frases:

“ O Rei é Jesus, eu sou apenas um artista”

“Nunca esperei ser alguém importante. Talvez não o seja, mas o que quer que eu seja, o que quer que eu faça, será o que Deus escolheu para mim. Sinto que Ele observa cada passo meu”

“Observo e ouço a platéia e sei que tanto elas quanto eu, estamos pondo alguma coisa para fora. Nenhum de nós sabe o que é. O importante é que estamos nos livrando disso, sem ninguém se machucar”

“A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado”

Homem belo, educado, bondoso, sedutor, rico, famoso, querido, o que não encontrou ? (http://is.gd/4idLip)

Será que foi o tal sentido para as formas de sua existência, razão pela qual não sobreviveu? Não sabemos! Mas para os fãs... Uma lástima! 

http://is.gd/2Wyy4m


Mi - Cps, 09/08/10