Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hércules ou Heracles e a Via Láctea

Existem mitos belíssimos sobre a Via Láctea, ou "caminho do leite".
Muitos povos antigos identificaram essa faixa de estrelas no céu e imaginaram sua origem, criando significando diferentes para ela.

Sobre a mitologia grega, os antigos gregos contam uma lenda muito bonita sobre a origem da Via Láctea: - Para que Hércules, um dos heróis mais populares, se tornasse imortal, deveria ser amamentado quando bebê pelo seio de sua rabugenta madrasta Hera, que era a mulher de Zeus (Júpiter romano).

Hermes (Mercúrio romano), outro filho de Zeus, preocupado com o futuro do meio irmão, colocou-o no seio de Hera enquanto ela dormia.

Assim que ela abriu os olhos e deparou com a cena, empurrou o pequeno Hércules. Mas ele já havia se alimentado.

O leite que escorreu do seio de Hera deixou um rastro pelo céu, formando assim o "nascimento" da Via Láctea!

Herói tebano, o maior de todos os heróis gregos, um semi-deus filho de Zeus e de Alcmena, (a virtuosa esposa de Anfitrião). Famoso por sua impressionante força física. Empregou grande parte de sua vida na famosa jornada conhecida como Os 12 Trabalhos de Hércules, a mando de Euristeu, rei de Mecenas.

Zeus, para seduzir Alcmena assumiu a forma de seu esposo Anfitrião, enquanto este estava ausente de casa. Quando Anfitrião retornou e descobriu o que tinha acontecido, ficou tão irado que construiu uma grande pira para queimar Alcmena viva. Zeus vendo a situação mandou nuvens para apagar o fogo forçando assim Anfitrião a aceitar a Alcmena.

Originalmente Hércules era chamado pelos gregos de Heracles, o que significa "a glória de Hera". Já no seu nascimento, Hera enviou duas serpentes para acabar com o semideus ainda no berço, mas o menino as estrangulou com sua incrível força. Hera tinha ciúmes porque Zeus pretendia ter como filho e herdeiro do trono alguém bastante forte para proteger não só os mortais, mas também os imortais. Hércules, como filho de Alcmena (descendente do fortíssimo Perseu), era o principal candidato de Zeus.

Ainda criança revelou seu talento heróico e matou um leão selvagem no Monte Citéron.

Na vida adulta, suas aventuras foram maiores e mais espetaculares do que as de qualquer outro herói, tornando-se muito popular, desde os tempos mais antigos. Hércules é um herói que destruiu vários monstros e teve inúmeras conquistas, a mais conhecida é sobre a Medusa (que transformava todos em pedra ao se olhar para seus olhos), de quem cortou a cabeça.Sua maior realização foram os seus famosos 12 trabalhos impostos por Euristeu, Rei de Argos de Micenas, enquanto era perseguido pela deusa Hera, que tinha ciúmes dos filhos de Zeus com outras mulheres e protegido pela deusa Atena, a entusiasta defensora de Hércules.
1º. trabalho foi o estrangulamento do invulnerável leão de Neméia.
2º. trabalho foi a destruição da Hidra de Lerna, uma cobra aquática com várias cabeças, que ao se decepar uma cabeça, duas cresciam no lugar.
3º. A captura viva do feroz javali do Monte Erimanto,
4º. A captura da Corça do Monte Carineu, animal era sagrado da deusa Ártemis.
5º. A expulsão dos Pássaros Estinfalos do Lago Estinfalo em Arcádia; comedores de homens e que podiam atirar suas penas como se fossem flechas, episódio em que contou com a ajuda do deus Hefesto.
6º. Ainda no Peloponeso realizou a limpeza dos currais do Rei Áugias de Élida, que possuía grandes rebanhos de gado, mas cujos currais nunca tinham sido limpos.
7º. Foi o primeiro fora de Peloponeso: a captura do selvagem touro de Creta, que depois foi solto teria sido morto por Teseu, em Maratona.
8º. Então Euristeu o enviou à Trácia para trazer os cavalos devoradores de homens de Diomedes.
9º.Cumprida a tarefa, foi imediatamente mandado tomar e trazer a cinta da rainha das Amazonas, as margens do Mar Negro.
Seus três últimos trabalhos, foram realizados fora das fronteiras do mundo grego:
10º. Ir a distante Eritéia, para buscar o Rebanho de Gérião, figura assombrosa de que tinha um corpo triplo, que era auxiliado por um feroz pastor chamado Euritão e um cachorro de duas cabeças e rabo de serpente chamado Orto.
11º. Depois de eliminar estes inimigos mortais, Euristeu o enviou para o Mundo Inferior com a missão de trazer Cérbero, o próprio cão do Inferno. Para esta tarefa contou com a ajuda de Hades e Perséfone.
12º. Trazer para Euristeu, os Pomos do Ouro de Hespérides, frutas douradas que eram a fonte da eterna juventude dos deuses, cuja árvore era cuidada pelas ninfas chamadas Hespérides e guardada por uma serpente.
O lugar situava-se no jardim abaixo das montanhas, onde o poderoso Atlas sustenta os céus em suas costas.

Como essas maças simbolizavam a imortalidade, este trabalho final significou que ele pode ascender ao Olimpo, tomando seu lugar entre os deuses eternos.

Assim tornou-se o super-homem grego, sendo muitas das estórias de seus feitos interessantes contos de realizações sobre-humanas e monstros fabulosos.

Ele é representado assim, um gigante barbado coberto com uma pele de leão e portando uma grande clava. Em suas lutas, Hércules, tinha sempre que optar entre a força e a resolução intelectual, embora quase sempre optasse pela primeira alternativa. Segundo algumas versões, o famoso herói teve que escolher entre duas condutas de vida completamente opostas.

Modernizando

A carta da Escolha de Hércules simboliza um momento de opção, liberdade, livre-arbítrio, energia, força, otimismo, cautela necessidade de enfrentar provas e uma personalidade criativa que nunca se encontra em estagnação.

Na posição invertida significa dispersão, insatisfação, imprudência, separação, temperamento explosivo e complexos de culpa.

Pode significar também que o consulente está muito envolvido em problemas de outra pessoa, deixando os seus próprios de lado. Para ambos os sexos, a Escolha de Hércules quer dizer, que a hora da opção chegou ou está prestes a chegar, pode ser tanto no sentido amoroso, como no sexual, intelectual e material. Por isso, não é raro que esta carta indique a vinda de um grande novo amor, uma mudança de emprego ou de profissão.

Numa analogia com o Tarô de Marselha, a Escolha de Hércules corresponderia aos Amantes, símbolo do livre-arbítrio e da cautela. Para que não se viva no Mundo da Lua