Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

O “descer”

Zaqueu, um contraventor de vida desregrada, nunca ouviu falar de um Salvador que queria estar perto dos pobres e miseráveis de preferência os que estavam "à margem". Zaqueu certamente não sabia de ninguém em especial, que viria justamente para ensinar isto. Curioso com a fama do Messias, Zaqueu decide vê-lo. Havia uma multidão e Zaqueu de estatura baixa sobe numa árvore.

A pequenez de Zaqueu e o subir na árvore estão cheios de significados, mas, o "descer" tem um significado maior. Com isso podemos acreditar, que mesmo sendo nós do jeito que somos e o Criador do jeito que é Ele acontece em nós.

Sabíamos que o Pai amava apenas os certinhos, mas, o Filho veio nos mostrar que não é assim! Quando somos olhados nos olhos não dá para continuarmos os mesmos. Parece que somos impactados por um poder de nos revelarmos a nós mesmos. Igual a Zaqueu que ficou preso a um olhar e não soube mais, como voltar a antiga vida.

Principalmente ao ouvir: “Zaqueu! Desce, que hoje vou ficar na tua casa"! Pelo jeito não era uma passada rápida. Ele disse que ficaria e ficou na casa (coração) de Zaqueu. Quando somos tocados de fato nos transformamos.

Muitas vezes imaginamos, que somos o deus do deus, o deus a quem mandamos na oração, que só pedimos o que achamos melhor; damos ordens ao invés de obedecer, ensinamos como Ele tem que fazer conosco que até fica difícil saber que é Criador e quem é criatura.

A mudança de Zaqueu se deu com o fato dele descer da árvore e deixar o Salvador ser Salvador em sua vida. Como podemos corrigir a nossa vida? Descendo da árvore! Ficando na árvore com os nossos conflitos, não conseguiremos resolvê-los. Perdemos tempo demais sobre árvores gritando, nossas dores, nossos males, nossas necessidades. Desçamos da árvore para encontrar um olhar que dispense a falar. Um olhar amável é o tudo e o pouco que precisamos.

Todos temos uma tristeza a ser curada, um sentimento a ser aliviado. Em muitos lugares existem infelizes querendo encontrar felicidade, mentirosos desejando encontrar verdade, ladrões buscando honestidade. Mas para que isso aconteça é preciso buscar as coisas que acreditamos errando ou acertando, mas sempre a procura da Salvação.