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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sobre Piaget

Jean Piaget - Biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Nasceu em Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Suas teorias tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética (estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos). Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até as vésperas de sua morte.

Para Piaget:- A inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e implica a construção contínua de novas estruturas ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. A inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades que evolui.
- O comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos ele é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas está relacionada com a complexidade desta interação com o meio, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma metodologia baseada em suas descobertas.
- “Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois pólos da atividade inteligente: assimilação e acomodação. É assimilação na medida em que incorpora a seus quadros todo o dado da experiência ou estruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito. É acomodação na medida em que a estrutura se modifica em função do meio, de suas variações. A adaptação intelectual constitui-se então em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar". Piaget situa o problema epistemológico, o do conhecimento, ao nível de uma interação entre o sujeito e o objeto. E "essa dialética resolve todos os conflitos nascidos das teorias, associacionistas, empiristas, genéticas sem estrutura, estruturalistas sem gênese, etc. ... e permite seguir fases sucessivas da construção progressiva do conhecimento".
- O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras “construtivismo seqüencial”.
Períodos em que se desenvolvimento motor, verbal e mental:
- Período Sensório-Motor - até 2 anos, aproximadamente ausência da função semiótica é a principal característica deste período, a inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação (o mundo é ele).
- Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. Com a capacidade de formar imagens mentais pode transformar o objeto numa satisfação de seu prazer (uma caixa de fósforos em carrinho). É também o período em que o indivíduo “dá alma” (animismo) aos objetos ("o carro do papai foi 'dormir' na garagem"). A linguagem é monólogo coletivo, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo. Não há liderança e os pares são constantemente trocados.
Existem outras características do pensamento simbólico que não estão mencionadas aqui, como por exemplo, o nominalismo (dar nomes às coisas das quais não sabe o nome ainda), superdeterminação (“teimosia”), egocentrismo (tudo é “meu”), etc.
- Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indivíduo pergunta o tempo todo. Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela. Seu pensamento continua centrado no seu próprio ponto de vista. Já é capaz de organizar coleções e conjuntos sem incluir conjuntos menores em conjuntos maiores (rosas no conjunto de flores, por exemplo). Quanto à linguagem não mantém uma conversação longa mas já é capaz de adaptar sua resposta às palavras do companheiro. Os Períodos Simbólicos e Intuitivos são também comumente apresentados como Período Pré-Operatório.
- Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente. O indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. Sua organização social é a de bando, podem participar de grupos maiores, chefiando e admitindo a chefia; compreendem regras, sendo fiéis a ela, e estabelecem compromissos. A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada), discutem diferentes pontos de vista para que cheguem a uma conclusão comum.
- Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante. É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. É, a “abertura para todos os possíveis”. A partir desta estrutura de pensamento é possível a dialética, que permite que a linguagem se dê discussão para chegar a uma conclusão. Sua organização grupal pode estabelecer relações de cooperação e reciprocidade.
- A importância de se definir os períodos de desenvolvimento da inteligência reside no fato de que, em cada um, o indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade. A compreensão deste processo é fundamental para que possamos também compreender com quem estamos lidando.
Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que observadores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
Aceitar o ponto de vista de Piaget, portanto, provoca turbulenta revolução no processo educar. Quem quiser segui-lo tem de modificar, fundamentalmente comportamentos, pois é assim que age a ciência e a pedagogia, arte apoiada estritamente nas ciências biológicas, psicológica e sociológica. Onde houver este ‘ensino’... aí está havendo uma escola piagetiana!”.
- Todavia, ainda é limitado o número daqueles que buscam conhecer melhor a Epistemologia Genética e tentam aplicá-la na sua vida profissional, na sua prática pedagógica. Nem mesmo as Faculdades de Educação, de uma forma geral, preocupam-se em aprofundar estudo nestas teorias. Quando muito oferecem os períodos de desenvolvimento, sem permitir um maior entendimento por parte dos alunos.

O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor”.

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Piaget

Fonte: José de Paiva Bello