Pra que serve a arte?
Além de retratar uma época, serve para buscar respostas, o entendimento que se tem das manifestações artísticas com a história, com a estética e como hoje o ser humano se relaciona com ela.
A arte pode ser uma forma de romper a barreira do cotidiano e encontrar novos sentidos.
Uma necessidade de compreensão, de fixar conceitos.
Uma visão mística de plenitude.
Trazer do mundo abstrato comparações para o mundo real.
“Arte, cuja definição não se esgota, é a inesgotabilidade”.
Arte, necessidade vital do ser humano já que é um dos meios que ele criou para inventar seu próprio universo as transformações que ela sofreu através da história e se vale disso para esclarecer a situação atual que, no seu entender, contraria sob muitos aspectos a natureza e se distancia de sua finalidade. E a relação criativa que se estabelece entre o homem e a obra através do olhar. Área do conhecimento humano
Arte é sonhar acordado, fugir dos problemas, compensar um mundo sem utopias, encontrar novos significados.
Através da arte conhecemos pensadores, teorias, abordagens, propostas.
Identificamos seus principais temas: fazer espontâneo, aprendizado de técnicas, história da arte, polivalência, arte tradicional, popular, folclore, arte contemporânea, integração.
Além disso, articulá-la com outras disciplinas:
>>Pedagogia: métodos, etapas, esquemas.
>>Sociologia: cultura, sociedade, épocas.
>>História da arte: estilos, correntes, concepções, vertentes.
>>Antropologia: cultura, valores e sentidos culturais.
Como é um universo amplo, uma vez que diz respeito ao que é humano e envolve o fazer e o pensar, o ensino da arte não poderia deixar de interagir com outras áreas do conhecimento.
Dessa forma, o trabalho de produção e ensino da arte a ser desenvolvido pela escola deverá configurar-se numa concepção onde arte e educação sejam práticas que se relacionam com outras, pretendendo a criação de novas práticas na arte e na vida.Arte realista:É a tradicional, a clássica, não se tem muito interesse por ela é chata. Reproduz a realidade do limite, é pré-estabelecida com início meio e fim.Arte alegórica:É o que existe além do cotidiano, transcende a fantasia, a utopia, o sonho que não pode ser realizado.Arte romântica:É a transfiguração além do finito, é trazer algo do infinito para o finito, é a mudança radical, mais que um estado de espírito, uma configuração artística de fins do século XVIII e primeira parte do XIX, o Romantismo é uma contingência sócio-cultural de nova era, gerada pôr uma fase histórica definitiva: a ascensão da burguesia.
Foi a primeira grande estética da cultura ocidental às duas realidades que marcam o advento da fase propriamente contemporânea dos tempos modernos:
- Revolução Industrial e a revolução social, inaugurada pela Revolução Francesa de 1789.
Nessa qualidade de primeiro grande estilo da era contemporânea, representou uma ruptura profunda com o universo mental da arte anterior.
Visto como oposição ao Classicismo e Iluminismo, o Romantismo torna-se defensor do idealismo, ultrapassado a cosmo visão racionalista da estética neoclássica, fazendo predominar o sentimentalismo, a emotividade, a subjetividade, a dramaticidade lacrimejante de obras como o romance - uma criação romântica.
Talvez se possa dizer, de passagem, que os românticos são os primeiros marqueteiros da criação artística.
Não duvide da sua própria inteligência e se coloque diante da arte, assuma sua ignorância diante da obra e busque o conhecimento que está contido nela.
“O papel da mídia (grego=meios) na arte
Anos 30. Entra o rádio bem tímido para a época onde as pessoas possuíam pouco ou nenhum conhecimento político/cultural/social e nos anos 70 a TV ganha mais força vem determinando arquétipos apesar do governo ainda autoritário. Hoje ditam regras que a meu ver se iguala ao regime autoritário é a ditadura da moda, o Admirável Mundo Novo. Quem entender o processo fica menos preso ou suscetível aos perigos e mentiras, assim sendo vai entender a real potencialidade da arte.”Fonte: Marcelo Coelho, jornalista e sociólogohttp://www.tvcultura.com.br/
“A arte nos ajuda na imaginação social e influencia nosso comportamento, quanto mais consciente estivermos menos ela se torna influenciável sobre nos em relação a certos estereótipos e como eles se representam diante de nós. Com ela o mundo parece se recriar” Mimiseven