Efania tem o significado contrário de Empatia e é muito diferente de Epfania.
Empatia é se colocar no lugar do outro.
Epfania é o lugar onde Deus sempre está.
Exemplo de Efania:
- ter uma visão pronta das coisas e não querer vê-las do jeito que o outro vê.
- não querer amar o outro do jeito que ele tem que ser amado, ou do jeito que se sente amado.
E para amar gasta-se tempo observando. Ama-se a distância investigando quanto tempo leva para construir um presente.
Todo ato desencadeia conseqüências e quando permitimos Deus ser ligado à nossa história Sua manifestação é vista através de nossas atitudes. Revelações acontecerem, quando expressamos o bem nas palavras ou gestos em direção ao outro e é exatamente aí que Deus vence o mal e nos mostra Sua concreta presença.
E quando tocamos no amor vivemos o bonito estabelecido e não compreendido, daí entra o dogma que não é outra coisa para nos esclarecer o que é perpassar pela misericórdia, piedade, justiça, flexibilidade, perdão... Adjetivo inerente do amor.
Devemos ter alerta constante e não um evento, para que haja vitória de Deus naquilo que fazemos e falamos. Policiarmos nossos atos é o mesmo que dizer: foi aí que permiti Sua vitória. Esta atitude fez revelar Sua presença. O bom é saber que estamos aprendendo até o último respiro existencial.
Pronto! A todo instante podemos nos corrigir permitindo que Deus vença o mal através de nós, quando nos corrigimos ao maltratarmos a quem amamos, aliás, o perdão é para isso e o pedido de desculpas também, principalmente quando usamos de maneira responsável.
É assim que Deus nos ensina e o que sabemos sobre amar passa pelo limite da nossa inteligência, e o que dizemos sobre ELE passa pelos limites dos nossos conceitos e entendimentos e é aí que entra a missão de fazer a verdade sobre Deus ser amada.
- Ah como amei! - http://is.gd/bpgDL
Mi – Base:FM
Cps, 07/11/09