Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Análise

Lenda da Árvore do Diabo

Conta-se que no centro da freguesia de São Jorge, próximo de uma nascente, havia um enorme carvalho tão velho que ninguém conseguia descortinar ao certo qual a sua idade. Nenhuma tempestade que assolava a freguesia conseguia abalar toda a sua imponência e resistência. Enquanto as aves evitavam construir nela os seus ninhos, os fregueses, por seu lado, nutriam por ele certo respeito e receio. Algumas pessoas, afirmavam a pés juntos, já terem visto pássaros sem sinal de vida junto do seu tronco e algumas luzes esquisitas a dançarem nos seus ramos, sobretudo, nas noites mais escuras. Para os fregueses, o carvalho era descendente do supremo ser maligno: o diabo. Os mais idosos afirmavam que outrora existira uma fonte nas suas proximidades que fora, progressivamente, por ele totalmente absorvida, privando os moradores daquele tão precioso líquido.
Também se dizia que o seu tronco apresentava estranhamente uma insondável concavidade que dava passagem para os medonhos abismos subterrâneos, embora insuficientes para abalar toda a sua envergadura. Perante tamanhas forças, acreditavam que ele ditava o oráculo relativamente à eternidade: quando alguém proferia o seu nome junto da concavidade e não obtinha resposta, isso significava que o seu nome estava escrito no céu, mas, se fosse novamente expelido, então era sinal que já fazia parte da lista dos condenados. Quando ocorria esta última possibilidade, a penitência purificadora tinha de ser redobrada.
Corre notícia que certo dia um caçador furtivo perseguia uma lebre que saltara para dentro da reentrância para escapulir-se da pontaria da caçadeira. No ensejo de apanhá-la com vida, o caçador também se enfiou pelo buraco adentro sem, todavia, nunca mais dar notícias do seu paradeiro. A passagem secreta que ligava os submundos sem fim tinha-se aberto e engolido o caçador e a lebre, que não era lebre, mas, sim, o tinhoso dissimulado.
Um dia, o carvalho carcomido pelo tempo, caiu estrondosamente para alívio de todos.

Fonte: http://jornale.com.br/wicca/?p=462
http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=9522