Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Humanos x regras x educação

O homem dita regras ao meio ou o meio dita regras ao homem?

Segundo Milhollan e Florisha (analistas de comportamento humanos), o humanismo tem base na Filosofia (ciência mãe da Psicologia), doutrina ou atitude que expressa na Antropologia o domínio da:
- Lógica = Aplica-se que a verdade ou falsidade de um conhecimento define em função de sua fecundidade (criação) e eficácia (atingir objetivo) na ação humana;
- Ética = Afirma ser o homem o criador dos valores morais a partir de sua história pessoal, sócio-econômica que condiciona a vida humana.

O Auto-conceito o faz capaz de modificar atitudes, comportamentos e direções, proporcionando um clima de atitude psicológica fácil. O homem tira então o poder do terapeuta e assume sua conduta.

Melhor entendimento do relacionamento psicológico entre:

- Psicanálise = Freud, época marcada pela austeridade (rigor), onde mulheres eram confinadas ao papel de mãe (procriadora) e esposa (mantenedora do lar), sem direitos políticos nem sociais.
> Percepção do Homem - Então o homem se percebe dividido entre desejos de vida ou de morte. A natureza humana é determinada por forças irracionais. A sociedade civilizada estaria marcada pela desintegração devido a hostilidade primária entre si e a cultura. “O homem é marcado por conflitos permanentes e o ego é o medidor para encontrar o equilíbrio”.

- Behaviorismo (análise do comportamento e conduta), modelo pouco dominante na Psicologia, porém influente na analisa de um indivíduo.
> Percepção do Homem - Skinner categoricamente afirma que o homem é produto do meio em que vive e o que foi lhe ensinado desde criança o direcionará (crenças, ideais etc.) e com o processo terapêutico, logo não terá liberdade de escolha e poderá ter conseqüências negativas ou positivas.
Skinner viveu as mudanças sociais dos anos 60, viu a liberação sexual e o movimento Hippie. Aperfeiçoou o método experimental e criou a AEC=Análise Experimental do Comportamento (estímulo-resposta) no Filogenético, Ontogenético e Ambiente.

- Humanismo = ACP (Abordagem Centrada na Pessoa), cujo pai é Rogger, filho de pais educados, mas rigorosos na educação dos filhos e na religião, também viveu a transformação dos anos 60, iniciou seus estudos em plena discussão sobre a psicanálise e o método comportamental, porém não gostou de nenhum dos dois. Inovou sua forma de atendimento ouvindo seus pacientes.
> Percepção do Homem – Experiência cada acontecimento de forma única e pessoal, confia na capacidade de desenvolvimento do homem (crescimento, compreensão, resolução de problemas) caso haja condições favoráveis; motivados são levados a várias direções e formas.

O homem é produto e produtor de sua história considerando a cultura (sentimentos e crenças) que está inserido. - O meio dita regras? A exemplo da flor que se deforma a procura do sol.

Na filosofia humanista – O homem dita regras? As mudanças sociais partindo do desejo humano de mudança e da potencialidade de mudança e não a partir da condição humana.

O homem é capaz de lidar consigo mesmo, com seu psicológico, com sua auto compreensão e contínua auto direção intelectual (a técnica que o profissional utiliza não está em questão). Há no homem uma tendência natural para o crescimento que poderá ser impedida mas não destruída.

Não resta dúvida que a história de vida das pessoas e a maneira como vivem pode influenciar no de se conduzirem socialmente. Os próprios profissionais sofreram influências devido suas condições de vida ao desenvolverem um diagnóstico sobre o mesmo assunto. As três teorias (correntes da Psicanálise do Behaviorismo diferenciam-se na Psicologia. Há convergência e divergência nas linhas de Freud, Rogger e Skinner. Mas,trouxeram contribuições consideráveis para a psicologia , bem como para a humanidade.