Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Falar s/ Darwin

O homem
essência e eterna busca
da felicidade
= realização contínua

A percepção que o homem tem de si mesmo.

O que entendemos do nosso "eu" é na realidade um conjunto de circunstâncias e de agregados temporários que. Estes componentes, conhecidos tecnicamente no Budismo como "skandas", são cinco:
1 - O corpo = nossa forma física;
2 - Os sentimentos = sensações de sermos notados ao meio em que vivemos;
3 - As percepções = captar, assimilar o meio que vivemos;
4 - Os impulsos e emoções = formação mental, medo, justiça e compreensão;
5 - Os atos de consciência = noção do meio;
Obstáculos necessários:
- aversão (bem trabalhada poderá levar ao crescimento);
- apego (maior veneno ao eu);
- existência (saber claramente do sofrimento, da insatisfação e da não completude);
- desafios (fomenta a iniciativa).

Ex:
Charles Robert Darwin
Nasceu na proeminente e abastada família elite intelectual da época. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas oito anos. No ano seguinte foi enviado para a escola Shrewsbury. Ali, ele só se interessava em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros, caça, cães e ratos.

A procura de seu “eu”
Em 1825, depois de passar o verão como médico aprendiz ajudando o seu pai no tratamento dos pobres, Darwin foi estudar medicina. Na universidade, pendia e muito para a história natural, sua aversão à brutalidade da cirurgia da época levou-o a negligenciar os seus estudos médicos.
Em 1827, seu pai, decepcionado com a falta de interesse de Darwin pela medicina, matriculou-o em um curso de Bacharelado para que ele se tornasse um clérigo. Nesta época, clérigos tinham uma renda que lhes permitia uma vida confortável e muitos eram naturalistas uma vez que, para eles, "explorar as maravilhas da criação de Deus" era uma de suas obrigações.
Depois, matriculou-se numa escola da igreja da Inglaterra fez teologia, chegou mesmo a escrever sobre a religião como uma estratégia tribal de sobrevivência, embora ele ainda acreditasse que Deus era o legislador supremo. Sua crença continuou diminuindo com o passar do tempo e, com a morte de sua filha Annie em 1851, finalmente perdeu toda a sua fé no cristianismo.

O encontro
Darwin ingressou no curso de história natural de Henslow e se tornou um de seus alunos favoritos. Como preparação, ingressou no curso de Geologia
Apesar dos sucessivos problemas de saúde que acometeram nos seus últimos vinte e dois anos de vida, ele continuou trabalhando avidamente. Ainda durante a vida de Darwin, muitas espécies de seres vivos e elementos geográficos foram batizados em sua homenagem.

A felicidade
Renomado naturalista e filósofo era agora um eminente geólogo no meio científico formado por clérigos naturalistas, com uma renda segura e trabalhando secretamente em sua teoria.