Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Educação fundamental ferramenta

Educação ferramenta fundamental para o sucesso

Mesmo com as mudanças constantes do mundo moderno, avanços tecnológicos, desenvolvimentos profissionais e vida pessoal, é necessário ser bem-educado é imprescindível que tenhamos uma postura pessoal e profissional adequada, só assim conquistamos pessoas ao nosso redor e ficamos sempre com "as portas abertas" em qualquer local.

Por mais que o mundo esteja acarretando mudanças de conceito a todo o momento, transformando as formas de conduta e procedimentos na vida do ser humano, jamais sairá da moda o vocabulário de uma pessoa considerada "fina" e elegante as seguintes frases:
- Por favor - Com licença - Obrigado(a) - Desculpe-me.

Frases consideradas mágicas, sinônimo de pessoas educadas evoluídas, cultas que marcam presença nos relacionamentos interpessoais.

Educação pode não valer nada, mas quando não usada pode custar muito. Ser educado é dever de todo ser humano, garante respeito mútuo e capacidade.

Portanto, lembrar da portaria à diretoria, dos subordinados aos líderes, dos mais humildes aos mais importantes, independente da posição social ou hierárquica, que a educação caberá a todos.

Em uma organização, não há explicação nem justificativa para um chefe mal-educado que, além de bloquear o potencial do funcionário, o tornará insatisfeito e descontente no seu desempenho profissional, até mesmo pelo fato de se sentir menosprezado como pessoa e ser humano.

O funcionário que é mal-educado poderá "manchar" a imagem de toda a empresa, de um patrimônio e de uma profissão, comprometendo sua integridade, envolvendo, inclusive, os colegas de trabalho.

Vencem na vida pessoas consideradas "qualificadas", preparadas, esclarecidas, bem resolvidas consigo mesmas e com o semelhante, que sabem lidar com as pessoas, e o segredo é exclusivamente um diferencial: sua educação.

Educação adquire-se de acordo com nossa formação vinda do meios em que vivemos, ou seja “berço”. É uma forte aliada do senso, mas infelizmente há pessoas que não a possui.

Conviver com uma pessoa mal-educada no dia-a-dia é desgastante. Para esta situação, é necessário não somente equilíbrio como também muita paciência para que no final tenhamos consciência de que agimos corretamente, fizemos nosso papel social e profissional com dignidade dentro dos nossos padrões convencionais neste aprendizado contínuo.

Pessoa considerada educada trata todos os seres humanos com igualdade e respeito, além de respeitar a si mesma, as leis da natureza e sociais. Ser educado é exercer cidadania; é ser útil, prestativo, solidário, gentil e atencioso com as pessoas; é marcar presença seja pelo jeito carismático de ser como também de encantar. Logo, uma pessoa educada entra e sai dos lugares com dignidade e é capaz de deixar boas recordações e até saudades.

Pessoas mal-educadas serão lembradas eternamente por suas atitudes indelicadas.
"Somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou bem, como também somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou mal.”

Bom mesmo é acumular pontos a nosso favor, mesmo em situação delicada, manter a classe é ser diferente e a educação será nosso troféu em maratonas que enfrentamos a cada dia. Para chegarmos à reta final com dignidade e respeito, não podemos abandonar nem tampouco esquecer que para nos tornarmos vitoriosos, precisamos sempre do primeiro lugar no pódio.

Ser educado é: sorrir, saber agradecer, tratar bem todas as pessoas, cumprimentar, respeitar-se acima de tudo ter padrão de qualidade, equilíbrio, empatia para entender melhor o outro reconhecer um erro e desculpar-se, evoluir a cada dia sem esquecer suas origens, ser humilde

Mi – Cps, 24/02/09
Base: Palestra: Lívio Callado (Consultor de Treinamento da "Essence Ética & Etiqueta")