Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Páscoa

Qual o verdadeiro significado?

Sábado à tarde aquela correria
toneladas de chocolate
recorde de consumo, até
com os ovos amassados.

Brasil, pais onde mais cresce o cristianismo.

Dois exemplos de ambigüidade?
1º.) - A forma como se comemora a páscoa atualmente, é de origem pagã, em homenagem a *deusa anglo-saxã Eostre.
2º.) - A forma de comemorar a Santa Ceia com coelhos de pelúcia, ovos de chocolate.

Antigo Testamento
Êx 12:1-36. Com a teimosia do faraó Ramsés II em liberar os israelitas (hebreus ou judeus) da escravidão, Deus eliminou todos os primogênitos do Egito. Então, os Judeus passaram a celebrar a páscoa (do hebraico Pessach e do judaico Passover = "passagem para a liberdade"), em comemoração à saída do Egito. Os hebreus foram preservados pela obediência e pela observância.
> Esta celebração era "Seder", um banquete de páscoa, com pão ásmo, cordeiro, ervas amargas, ovo cozido (que a principio eram realmente ovos cozidos significando a vida, tanto no judaísmo como no cristianismo), etc. Relembrando a Presença de Deus no meio deles.
> Em II Crônicas: 30 O rei Ezequias e em II Reis 23:21-23 o rei Josias , recuperam em seus reinados a celebração da Páscoa, Deus se agradou e abençoou o povo.

Novo Testamento
Essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito, mas para lembrarmos que Jesus vem ao mundo para libertar eternamente, salvar a humanidade do pecado, Morre por ela e depois ressuscita. Dá-se aí a "passagem" de Jesus da morte para a vida. (Conforme Evangelhos).
> Em Marcos 14:12-17: Noto a preocupação com a preparação, demonstra a importância da celebração para Cristo. “... O Mestre manda perguntar: onde está o meu aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado e pronto; aí fazei-nos os preparativos.”
Tudo preparado, à tarde Ele seguiu com os doze para a Cerimônia.
“ Penso que Ele poderia comer qualquer coisa, com qualquer pessoa em qualquer lugar e de qualquer jeito, mas não, Ele quis um lugar, uma ocasião, algo especial e com seus escolhidos. Eu entendo que o aposento para se ter esta comunhão, esta cerimônia é para que se tenha intimidade conosco seja o coração. Não se trata de santificar a data no calendário, trata-se de recordarmos diariamente em nosso coração o que éramos e o que Deus fez por nós”.

*Só p’ra saber.
- Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica.
- A primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados.
- De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa, que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs.
- Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março.
- Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora”. É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.
- Consta que posteriormente, a igreja católica acabou por associar sua Páscoa às festividades pagãs de Ostara e absorveu muitos de seus costumes, inclusive os ovos e coelhinho da Páscoa.
- Percebemos pelo próprio nome da Páscoa no inglês é Easter, muito semelhante a Eostre.

Por Mi – Cps, 18/03/08
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eostre.