Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

P/ Lú

Poxa, Lú impressionante! Acabei de ler este texto semana passada. Estamos em sintonia!

É um texto com muitas camadas de significados e uma das interpretações leva à criação (O útero da mãe cósmica), artigo que eu procurava. Tenho enorme fascínio pela mitologia grega e dependo muito dela para entender o “presente”, mas leio outras mitologias também, para comparar os arquétipos de mundo, claro.

Estava analisando A Criação de Adão, afresco de Michelangelo, e deparei com o filósofo chinês Confúcio no livro I CHING que no Sec.XX o ocidente chamou de “O livro das Mutações” é o mais antigo texto clássico chinês que se tenha notícias. Hoje chamamos de “Livro de Sabedoria”

Então eu li que do mito da criação universal saiu a idéia de que o útero cheio de sangue gerava filho através do movimento que o coração dava ao corpo (por isso mulheres primitivas dançavam com muitos movimentos abdominais) - Ai até consigo ver lógica, tudo é gerado pelo feminino, não é mesmo?

Vieram os hebreus e masculinizaram a teoria. Começara a chamar Deus de Pai, o Criador.
- Conforme nossa cultura, herança hebraica chamamos assim igualmente.

Michelangelo estudioso do assunto descreve em sua pintura que citei acima: um cérebro, um útero bem vermelho e um cordão umbilical - Nada patriarcal tudo matriarcal não é isso?

Viu? Todo texto sem contexto é pretexto para heresia.
Quanto as dúvidas, Deus gosta que entendamos sobre Ele, só não gosta e nem permite que saibamos tudo sobre Ele, senão não seria Deus.

Na bíblia eu leio... do meu ventre...; ...do meu seio...; ...de minhas entranhas (que quer dizer útero)... Características todas femininas. Afinal, Deus feminino ou masculino?
Ehinnnnn?

Mi - Cps, 10/09