Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Bíblia

Curiosidades sobre a bíblia

1 - Qual o significado da palavra "Bíblia"?
A palavra "Bíblia", em português, tem uma longa história que nos leva de volta ao rio Nilo no Egito, os Papirus usados para produzir um material barato para escrita eram chamados "biblos". Biblion era o nome dado a um rolo de papirus. Com o passar do tempo, essa palavra foi modificada e usada em grego, então em latin, depois francês, inglês, português e assim por diante.
2 - O que significa a palavra “testamento”?
Testamento é a forma antiga usada para palavra declaração ou acordo entre dois grupos ou duas pessoas. Na Bíblia podem ser unidos com duas palavras chaves. "Berith" é a palavra hebréia para Convenção; "Diatheke" é a palavra grega para Testamento.
3 - O que é “pentateuco”?
Pentateuco é o nome dado aos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. Estes foram escritos por Moisés e também são chamados a Lei ou Torah (que significa 'ensinar'). Esta também era a única parte de Bíblia que o grupo religioso judeu chamado o Saduceus reconheceu no tempo de Jesus.
O primeiro uso da palavra Pentateuco para os primeiros cinco livros do Antigo Testamento estava por Origem. A palavra está baseada nas palavras gregas "cinco" e "rolo de papel". De fato os primeiros cinco livros realmente são como um livro com cinco volumes.
4 - Qual o significado da palavra “evangelho”?
A palavra evangelho ("Gospel" em inglês) vem do grego que significa "Boas Novas" ou "Boas Notícias". Foi usada no Novo Testamento para descrever a mensagem de Jesus. No século II depois de Cristo os primeiros quatro livros do N.T. foram conhecidos como "evangelhos". A referência para os quatro evangelhos feita por Justin Martyr.
5 - Em que idioma foi escrito o Antigo Testamento?
Em hebreu e aramaico como (Esd 4:8 a 6:18 e 7:12 a 26; Dan. 2:4 a 7:28; Jer. 10:11 e duas palavras em Gen. 31:47).
6 - Em que idioma foi escrito o Novo Testamento?
Em grego comum (Às vezes chamado Grego Koine) do Oriente Médio e dos países que estavam ao redor do Mar Mediterrâneo no tempo de Jesus.
7 - Em quantos idiomas a Bíblia já foi traduzida?
Partes da Bíblia em mais de 2,100 idiomas. A Bíblia inteira em aproximadamente 350 idiomas com; O Novo Testamento em mais de 800 idiomas; e em mais de 1000 idiomas foi traduzido pelo menos um Livro da Bíblia. E em mais de 2.150 idiomas foram traduzidos versículos da Bíblia. Os Tradutores "Wycliffe" da Bíblia acreditam que há 6.000 idiomas falados ao redor no redor do mundo.
8 - Quem decidiu quais livros deveriam ser incluídos no Antigo Testamento?
Deus é o que inspirou os escritores e assim deu o seu endosso para eles. Crentes usam as seguintes pistas para descobrir quais livros foram autorizados e foram inspirados por Deus.
(EF 2:20) "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra".
9 - Como foram escolhidos os livros da Bíblia?
As características fundamentais para que o livro tenha sido incluído na Bíblia são:
* Profetas ou Apóstolos ou uniram a um Apóstolo, por exemplo, o Marcos é unido a Pedro; Lucas a Paulo.
Alguns pontos que foram analisados antes de incluir um livro na Bíblia foram:
* Não tenha falsas profecias (Deuteronômio 18:21-22)
* Não contate espíritos passados (Deuteronômio 18:11)
* Não use adivinhação (Deuteronômio 18:11)
* Não use médiuns ou bruxas (Deuteronômio 18:11)
* Não siga falsos deuses ou ídolos (Êxodo 20:3-4; Deuteronômio 13:1-3)
"Quando o Deus Eterno fala; quem não anuncia sua mensagem?" Amós 3:8
Também pode ser endossada autoridade por milagres.
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis. Atos 2:22
"Quando eu estava com você, eu era paciente e trabalhei todos os milagres poderosos e sinais e maravilhas de um verdadeiro apóstolo." II Coríntios 2:12.
(HB 2:3) "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;"
(HB 2:4) "Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" Hebreus 2: 3-4
10 - A mensagem contou a verdade sobre Deus?
(II CO 1:17) "E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não?"
(II CO 1:18) "Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não."
(HB 6:18) "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;"
11 - A Bíblia não inspira devoção à outros "Deuses"?
(DT 18:20) "Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá." (DT 18:22) "Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou. O Livro não contém inexatidões históricas. O Livro não contém profecias que não aconteceram.
12 - Os judeus usam o mesmo Antigo Testamento que os cristãos?
Sim, trinta e nove livros.
13 - A Bíblia católica possui mais livros que a Bíblia protestante?
Sim. Elas possuem uma seção extra chamada os Apócrifos. Veja as respostas às próximas duas perguntas.
14 - O que é apócrifo?
O Apócrifo é a seção extra em Bíblias católicas. A palavra “apócrifo” vem do adjetivo 14 livros que compõem os Apócrifos (quinze se você dividisse o livro de Baruque em dois). Deste a Igreja católica aceita 11 dos 14 (12 dos 15)
> O que compõe o apócrifo?
O número dos livros apócrifos é maior que o da Bíblia canônica. É possível contabilizar 112 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 60 em relação ao Novo. [3] A tradição conservou outras listas dos livros apócrifos, nas quais constam um número maior ou menor de livros. Destaca-se, a seguir, alguns desses escritos segundo suas categorias.
> Evangelhos: de Maria Madalena, de Tomé, Filipe, Árabe da Infância de Jesus, do Pseudo-Tomé, de Tiago, Morte e Assunção de Maria, Judas Iscariotes;
> Atos: de Pedro, Tecla e Paulo, Dos doze apóstolos, de Pilatos;
> Epístolas: de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibério, dos apóstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epístola aos Coríntios, de Aristeu;
>Apocalipses: de Tiago; de João, de Estevão, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc; de Sofonias;
>Testamentos: de Abraão, Isaac, de Jacó, dos 12 Patriarcas, de Moisés, de Salomão, de Jó;
>Outros: A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declaração de José de Arimatéia, Vida de Adão e Eva, Jubileus, 1,2 e 3 Henoque, Salmos de Salomão; Oráculos Sibilinos.
15 - Por que as igrejas protestantes rejeitam os apócrifos?
A. Eles nunca são citados no NT por Jesus ou por qualquer dos outros Escritores.
B. A fé judaica nunca aceitou os apócrifos como Bíblia.
C. A comunidade onde os manuscritos do mar morto foram achados nunca tratou os apócrifos como Bíblia.
D. O Conselho Judeu de Jamnia rejeitou os apócrifos como Bíblia. (DC 90)
E. Nenhum dos livros reivindica vir de Deus. O livro de Macabeus em I Macabeus 9:27 ensina "E levantou-se uma tão grande tribulação em Israel que não se tinha visto outra assim desde o tempo em que os profetas tinham desaparecido de Israel." (Trad. Pe. Matos Soares - Ed. Paulinas)
F. Partes dos livros têm erros em doutrina, história ou contradiz outras partes do Antigo Testamento.
16 - Quando os apócrifos foram incluídos na Bíblia pela igreja católica?
Os livros foram oficialmente incluídos na Bíblia pelo Conselho Católico de Trent (1545-63) e foram aceitos oficialmente em abril de 1546. Antes disso a Igreja estava dividida a respeito da inclusão dos livros.
17 - Quando o Novo Testamento foi escrito?
Embora haja muito debate sobre quando os Livros do Novo Testamento foram escritos. A maioria das pessoas acredita que Eles foram escritos entre 45 DC e 95 DC
18 - Nós ainda poderíamos acrescentar mais livros à Bíblia?
(DT 4:2) "Não acrescentareis à Palavra que vos mando, nem diminuireis Dela, para que guarde os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando."
(PV 30:5) "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele."
(PV 30:6) "Nada acrescentes às suas Palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso."
(AP 22:18) "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as Palavras da Profecia deste Livro que, se alguém Lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste Livro;"
(AP 22:19) "E, se alguém tirar quaisquer Palavras do Livro desta Profecia, Deus tirará a sua parte do Livro da Vida, e da Cidade Santa, e das coisas que estão escritas neste Livro."
(I CO 4:6) "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro."
A Bíblia não necessita que nada lhe seja acrescentado, Ela possui todo o necessário para nossa salvação.
(JO 20:30) "Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste Livro."
(JO 20:31) "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."
(II PE 1:3) "Visto como o seu Divino Poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento Daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;"
(DT 29:29) "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as Palavras desta Lei."
19 - Jesus usava o Antigo Testamento?
Jesus usou Bíblia para responder as tentações de Satanás (Mateus 4:1-10), para introduzir Seu Ministério (Lucas 4:16-21) explicar como adquirir Vida Eterna (Mateus 19:16 - 22), quando as pessoas tentaram pegar a Jesus ele usou o Antigo Testamento (Mateus 19:3 - 6) para instruir as pessoas (João 6:25-34) e após sua ressurreição usou o Antigo Testamento para explicar sua Vida, Morte e Ressurreição.
Nós vemos que os escritores do Novo Testamento citam Deus como Autor do Antigo Testamento 56 vezes.
20 - Como Deus passou a mensagem para os profetas da Bíblia?
Através de Anjos - Gênesis 18-19 / Sonhos - Daniel 7:1; Números 12:6 / Visões - Isaías 1:1; Ezequiel 1:1, 8:3, 11:24, 43:3. / Milagres - Moisés (Êxodo 3:2); Gideão (Juizes 6:37) Jonas / Natureza - Salmos 19:1 / Voz Interna - O método mais comum. / Verbalmente - 1 Samuel 3:4 / Luzes e Fogo - Êxodo 28:30 / Pesquisando as escrituras sagradas: Daniel 9: 1-2. Veja também: Êxodo 4:12, Êxodo 24:4, Isaías 30:8, Ezequiel 2:7, Êxodo 20:1
21 - Era comum Jesus usar o Antigo Testamento?
Jesus freqüentemente usou o Antigo Testamento e tratou isto como a Palavra de Deus. Ele recorreu a quinze histórias do Antigo Testamento = Mateus 19:4-5 Adão e Eva Gênesis 1:27; 2:24 / Lucas 11:51 Cain e Abel Gênesis 4:8
Lucas 17:26-27 Noé e o dilúvio Gênesis 6 à 8 / João 8:56-58 Abraão Gênesis 15-25 / Lucas 10:12; 17:28-32 Sodoma e Gomorra Gênesis 19 / Mateus 8:11 Isaac e Jacó Gênesis 25 / Marcos 7:9-10 Os Dez Mandamentos Exodo 20
João 6:31-51 Maná Exodo 16 / João 3:14 Serpente Numeros 21 / Marcos 2:25-26 Davi e o pão consagrado 1 Samuel 21 / Marcos 12:42 Salomão e a rainha de Sheba 1 Reis 10 / Lucas 4:25-26 Elias e a viúva 1 Reis 17 / Lucas 4:27 Elias e Naaman 2 Reis 5 / Lucas 11:51 O assassinato de Zacarias 2 Crônicas 2 / Mateus 12:39-41 Jonas Jonas.
21 - O Antigo Testamento é muito citado no Novo Testamento?
224 citações diretas do Antigo Testamento introduzido com comentários como: 'Como está escrito' ou 'A Bíblia diz.'
7 vezes uma citação usa duas passagens do Antigo Testamento. São parafraseadas 19 citações do Antigo Testamento, são feitas 45 citações sem uma referência. Ao todo, são feitas mais de 295 referências do Antigo Testamento.
30 Livros do Antigo Testamento são citados, só Ruth, Juízes, Canção de Salomão, Eclesiastes, Ester, Esdras, Neemias e Crônicas I e II não são mencionadas diretamente. O Novo Testamento viu uma relação forte entre o que 'Deus diz' e o que a Bíblia diz. Veja Gênesis 12:3 / Gálatas 3:8; Gênesis 2:24 / Mateus 19:4-5; Isaías 55:3 / Atos 13:34
22 - O Novo Testamento foi escrito por testemunhas?
Tudo foi escrito através de testemunhas visuais ou por pessoas que falaram e tinha contato com testemunhas dos eventos. (I JO 1:3) "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo."
23 - Há alguns erros na Bíblia?
Não, não no original. No entanto, podemos ter alguns erros dos escribas. Isto pode acontecer em alguns números e listas genealógicas.
24 - O que é estudo bíblico?
O estudo da Bíblia pode ajudar a entender melhor a Palavra e a Vontade de Deus, além de nos dar comprovações de que a Bíblia representa a vontade de Deus para nossa vida. Além disso, o estudo Bíblico: /Nos orienta onde os fatos aconteceram na Bíblia. / Linhas de tempo históricas da história da Bíblia. / Mapas. / Introdução e nota aos Livros de Bíblia, tópicos e seções. / Notas tópicas em assuntos da Bíblia fundamentais. / Nos provem mais informações sobre uma passagem, doutrinas ou palavras. / Lista de passagens paralelas. / Referências que podem nos trazer um entendimento melhor sobre alguma passagem.
25 - Quantos livros estão na Bíblia?
39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento, o que dá 66 livros.
26 - Quantos capítulos estão na Bíblia?
929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento, dando um total de 1.189 capítulos.
27 - Quantos versos há na Bíblia?
23.144 no Antigo Testamento e 7.955 no Novo Testamento dando um total de 31.099 versos.
28 - Quantas palavras há na Bíblia?
592.439 No Antigo Testamento e 181.253 no Novo Testamento, dando um total de 773.692 palavras.
29 - Quantas letras há na Bíblia ?
Aproximadamente 3.566.480 milhões de letras
30 - Quantas palavras diferentes são usadas na Bíblia?
Mais de 14.000 palavras são usadas no texto original.
31 - Qual o versículo mais curto da Bíblia?
Antigo Testamento "Ele disse:" Jó 3:2
Novo Testamento "Jesus chorou" João 11:35
32 - Qual o livro mais antigo da Bíblia?
Jó: Escrito por volta de 2000 AC (Antes de Cristo). Gênesis foi escrito por Moisés por volta de 1400 AC.
33 - Como poderia Jesus ter nascido em 4 AC e não no ano 0?
Nosso sistema de datação moderno é baseado em AC (Antes de Cristo) e DC (Depois de Cristo). Porém, este sistema não era usado até 1533 DC e o monge que implantou esse sistema não foi preciso. Porém, o sistema de datação continuou o mesmo.

PS: Os romanos não tinham o número "0" assim, nós vamos de "1 Antes de Cristo" para "1 Depois de Cristo", não há ano 0.
Fonte : http://cris.flessak.googlepages.com/biblia