Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

Remamber Histórico:

Aos consulentes assíduos da internet, um remamber cultural. Agora, na aula de história!

Adolpho Hitler - Braunau am Inn (Áustria), em 20/04/1889
-Líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), conhecido pela abreviatura Nazi, a oposição aos sociais-democratas (os Sozi).
-Tornou chanceler, depois ditador alemão. Filho de Alois Hitler, funcionário de alfândega numa pequena cidade fronteiriça entre Áustria e Alemanha. Sua mãe, Klara Hitler prima em segundo grau do seu pai.
-Rapaz inteligente, porém, mal-humorado, boêmio e racista e anti-semitas. Escreveu um livro em 1924, “Mein Kampf “(Minha luta) cuja patente ficou com a Alemanha. No Julgamento de Nuremberg documentos apresentados indicam que, no período em que esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados (Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos, mentais e judeus), eram perseguidos nascia aí o Holocausto. Historiadores confirmam que a maior parte dos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto outros foram usados em experimentos médicos ou militares.
- Suicidou no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim (Alemanha) em 30/04/45 enquanto os exécitos soviéticos entravam em Berlim, e no dia 07/05/47 a Alemanha apresenta a sua rendição incondicional. Segundo testemunhas, Hitler já teria admitido sua derrota na guerra desde o dia 22 de abril, começava então os pensamentos suicidas.

Sir Winston Leonard Spencer Churchill
-Nasceu no dia 30/11/1874 em Oxfordshire (território governado por conde durante a Idade Média, hoje um condado no sudeste da Inglaterra)
-Estadista britânico, escritor, jornalista, orador e historiador, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Filho do Lorde Randolph Churchill e da norte-americana Jennie Jerome.
-Notável nas violenta crítica ao nazismo alemão. Passava os dias em sua cama, andava seminu pelos aposentos fumando charutos e bebendo um coquetel de whiskies.
-Recebeu o Nobel de Literatura de 1953. Foi o primeiro a usar o termo "cortina de ferro" para ilustrar a separação entre a Europa comunista e a ocidental. Fez em 01/03/1955 seu último discurso intitulado “Jamais Desesperar” como Chefe de Governo, anunciou sua renúncia ao mandato de Primeiro-Ministro, mas antes alertou o mundo, mais uma vez, para o risco de guerra nuclear. Em 21/06/1955 a prefeitura de Londres homenagiou-o com sua estátua em sua presença.
-Em 1963, aos 89 anos, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário dos Estados Unidos pelo então presidente John Kennedy. Não pode receber a homenagem em Washington em razão de estado de saúde precário, foi representado pelo seu filho Randolph. Apesar da carreira ser marcada por ocupar posições de destaque no governo britânico em ambas as grandes guerras do século XX, sempre buscava paz, até chamou a Segunda Guerra Mundial de "A Guerra Desnecessária", defendia a ideia que os países europeus deveriam ter impedido a Alemanha de recompor suas forças armadas antes da Guerra, visando a evitá-la.
-Acreditava que a entrada dos EUA na guerra era essencial para a derrota dos nazistas, criou grandes laços com os estadunidenses e com o Presidente Roosevelt, fez diversos contatos, entre eles a concepção da Carta do Atlântico em 1941. Churchill era também um apaixonado pela pintura, tendo dito que quando morresse, chegado ao céu, iria definitivamente passar os primeiros 100 anos da eternidade a pintar.
-Morreu em Londres no dia 24/11/1965

Harry Salomon Truman
-Nasceu dia 08/05/1884 em Lamar (Condado de Barton, cidade no estado de Missouri-EUA)
-Foi político estadunidense, o 33º presidente dos EUA, de 1945 a 1953. Lutou na Primeira Guerra Mundial e em 1922 entrou para o Partido Democrata, eleito senador em 1934 e 1940.
-Em 1944, concorreu à eleição como Vice-Presidente com Franklin D. Roosevelt e a 7 de novembro foram eleitos.
-Com a morte de Roosevelt, em 12/04/1945, Truman assumiu o cargo de Presidente, durante a SGM. Um dos principais responsáveis pelo lançamento das bombas atômicas (armas de destruição em massa) sobre Hiroshima e Nagasaki, em 08/1945, matando quase 200 mil civis inocentes, muitos carbonizados ou até mesmo vaporizados.
-De 17/07 a 02/08/1945 participou com Stalin e Churchill da Conferência de Potsdam, onde dividiram a Alemanha e Berlim, criando assim a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, assim como a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental.
-Em junho de 1947, autorizado pelo Congresso, criou a CIA e impôs o Plano Marshall e a Doutrina Truman para recuperar a Europa e impedir a expansão do comunismo, através da ajuda econômica e militar aos governos reacionários de países cujos círculos dominantes estavam ameaçados por revoluções de esquerda ou mesmo nacionalistas, dando início à Guerra Fria.
-Truman foi reeleito Presidente em 04/11/1948. Em 25/06/1950, a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul para reunificar a Nação. Os Estados Unidos financiaram a Coréia do Sul e intervieram no conflito chamado de Guerra da Coréia, no ocidente.
-A China entrou na guerra. Em 1952, o Presidente americano e o Congresso instituíram o Comitê de Investigações das Atividades Anti-Americanas, comandado pelo Senador Joseph MacCarthy, episódio conhecido como "Caça às Bruxas", um movimento histérico de delação e perseguição política contra muitos simpatizantes do comunismo.
-Os "anos dourados" iniciavam uma forte influência da propaganda e do capital ocidental para fazer frente à chamada "cortina de ferro". Harry Truman, em 1953, terminando seu mandato Presidencial, retirou-se da política.
-Morreu dia 26/12/1972 em Kansas City, Missouri.
Obs. Segundo um site que li: Fora da presidência, Harry ficou inconsolável. Não se acostumava com o banheiro pequeno de sua casa. Ele precisava do banheiro da Casa Branca. Durante uma forte dor de barriga, Harry tentou invadir a Casa Branca para usar o banheiro. A CIA o atacou, fazendo-o escorregar bateu a cabeça na pia e morreu.

Mi - Cps, 17/04/10